Já se contam as horas para Vila Franca de Xira receber as emblemáticas festas do Colete Encarnando que no próximo fim de semana presta homenagem a esse nobre homem que ao longo da vida cria e cuida do campo e gado – o campino.

Para além das inúmeras iniciativas de decorrerão pelas ruas da cidades, um dos grandes momentos das suas festas é a tradicional corrida mista que se realiza no domingo, dia 8 pelas 18:00 horas, este ano com múltiplos destaques!

A comemorar o 170º aniversário da sua fundação a ganadaria Palha regressa à Palha Blanco para lidar um imponente curro de toiros da lendária divisa que pasta nos campos da Herdade da Adema. Toiros com idade, peso e trapío sairão à arena da Palha Blanco, para um cartel de verdadeira competição.

Na parte artística, as lides a cavalos e a pé terão competição acérrima, com quatro artistas de renome e que juntamente com os forcados amadores de Vila Franca certamente tudo farão para empolgar o público que estará presente nas bancadas. Nas lides a cavalo competem Luis Rouxinol e Francisco Palha , estando as lides apeadas a cargo de dos matadores de toiros Pepe Moral – um dos toureiros revelação da tauromaquia internacional – e Nuno Casquinha.

Será de certo uma corrida recheada de interesse, onde a competição e a emoção estarão lado a lado!

Para a madrugada de 7 para 8 pelas 02:00 da madrugada, anuncia-se a tradicional garraiada da sardinha assada, onde o público aplaude e incentiva os jovens valores da nossa tauromaquia. Perante quatro novilhos de Silva Herculano, atuarão os cavaleiros amadores Diogo Oliveira, Marco Santos, Elisa Pedroso de Lima e Marco Tomás, estando as pegas a cargo dos mais jovens elementos dos forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Marque na sua agenda – Vila Franca de Xira, Dias 7 e 8 de Julho, Venha à Palha Blanco e viva a festa brava como nunca!

Praça de Toiros Palha Blanco, o Teatro das Emoções!