Em vésperas da Palha Blanco abrir as suas portas para a temporada 2016, o Faenas TV foi falar com o empresário Paulo Pessoa de Carvalho, responsável pela gestão da praça de toiros vilafranquense.

Domingo dia 1 de Maio, todos os caminhos dos aficionados vão dar a Vila Franca de Xira. A corrida vai ser um concurso de ganadarias e no decorrer da mesma, vai ser prestada uma sentida homenagem ao Senhor Fernando Palha, um Homem que soube manter viva a memória de um Ribatejo que tende a desaparecer.

CanasVigouroux-nº398

Faenas TV (FTV) – Como surgiu a ideia de realizar a corrida de toiros de 1 de Maio, em Vila Franca de Xira, em versão concurso de ganadarias?

Paulo Pessoa de Carvalho (PPC) – Bem na verdade o concurso de ganadarias em Vila Franca de Xira já há uns anos que não se fazia e em conversa com o meu Amigo Francisco Romeiras em Outubro último, ele meteu-me na cabeça a ideia real da importância que o regresso de 1 concurso de ganadarias bem feito traria à Palha Blanco. Ficou a semente dessa ideia e a mesma deu flor! Essa foi a história recente deste concurso, que em boa hora veio e está importante ao nível das ganadarias e dos toiros!

FTV – O quê que os aficionados podem esperar deste cartel?
PPC – Um cartel feito à imagem do acontecimento! Um cartel de três toureiros que vão dar tudo, pois além das suas já naturais qualidades dessa natureza, a carga de sentimento e emoção que esta corrida tem, os laços sentimentais e familiares presentes, fazem com que se espere muito, pois a entrega será total!

PassanhaSobral-nº43

FTV – Quais os critérios que o levaram a escolher as 6 ganadarias que vão a concurso?

PPC – A importância da ganadaria, mas também os laços de ligação ao homenageado. Mas importa dizer, que por razões diversas, pela característica do Senhor Fernando Palha, pela sua dimensão como Homem e como pessoa, pelo seu “mundo” e pela sua transversalidade, mais ganadarias havia que poderiam estar presentes, mas as corridas são “só” de 6 toiros …

FTV – No que diz respeito ao Grupo das Caldas da Rainha, acha que está preparado para a responsabilidade de pegar na Palha Blanco?
PPC – Está com certeza, mais a mais com a carga emocional já referida e com vários netos do homenageado a pegar no grupo, mais do que estar preparado era obrigatória a sua presença!

ganadaria antonio silva (2)

FTV – Sendo esta corrida de homenagem ao Senhor Fernando Palha, no decorrer da mesma vai haver algum momento especial dedicado a este grande aficionado e ganadeiro? 
PPC – Vai haver ao início um momento extraordinário e único, que ficará na memória de todos os que forem à corrida e será relembrado no tempo!
Será sóbrio e transmitirá de uma forma, sentida e profunda, muito daquilo que é, foi e será o Senhor Fernando Palha!

FTV – No que diz respeito ao preço dos bilhetes, existem condições especiais para jovens e reformados?
PPC – Claro, aliás essa é além de uma prática da minha empresa, uma das condições exigidas no protocolo de colaboração da minha empresa e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

ganadaria ribeiro telles (2)

FTV – Uma palavra para quem está indeciso a ir a esta corrida?
PPC – Ninguém pode estar indeciso em ir ou não à corrida!
Infelizmente por um lado por hoje já não estar entre nós, graças a Deus por outro pois a sua presença entre nós foi
marcante
e inesquecível para quem com ele se cruzou, por isso esta
corrida será tão especial e marcante, que quem a presenciar e viver, nunca mais a esquecerá!
O que nos marca é o aquilo que não nos é indiferente e esta corrida de toiros não será indiferente a ninguém, assim como o Senhor Fernando Palha não o foi!
Obrigado por TUDO Senhor Fernando Palha, domingo vamos relembrá-lo, vamos honrá-lo, vamos fazê-lo sentir-se orgulhoso e feliz pelo legado que nos deixou e pela festa que lhe fazemos!

Fotos: Francisco Romeiras (toiro Canas Vigouroux) e DR.