Pablo Hermoso de Mendoza, um dos melhores toureiros do Mundo, vai tourear hoje à noite no Campo Pequeno, depois da excelente campanha sul-americana e dos recentes triunfos em Espanha (no domingo saiu em ombros de Córdoba), o rejoneador de Navarra diz que “O Campo Pequeno é o grande exame para qualquer Rejoneador” e que para si representa “a autêntica Catedral do Toureio a Cavalo”. “É um público perante o qual todos os anos me apresento e, por muito que aqui actue, sinto-me sempre obrigado a mostrar toureio de verdade e a dar o máximo ante aficionados tão exigentes”, refere.
Sobre o actual momento do toureio a cavalo em Portugal e Espanha, Pablo vê o ambiente em Portugal “um tanto parado no que diz respeito ao aparecimento de novos valores”, deixando uma interrogação e uma constatação: “Não sei se tal se deva a falta de oportunidades ou a que não aproveitem as que lhes dão, mas não vejo que nos cartéis apareçam grandes novidades”.

unnamed (1)

Comparando com Espanha diz que ali “todos os anos aparecem novos valores”, embora refira que também lhes custe muito manterem-se nos lugares cimeiros, de um ano para o outro. “Num ano vemos nomes novos no topo do ‘escalafón’ e no ano seguinte desaparecem dessa posição”, acrescenta.

Para Lisboa, Pablo traz um misto de cavalos muito rodados e de outros mais jovens. E justifica porquê: “a minha ideia é fazer, como em anos anteriores, ou seja, misturar cavalos consagrados com outros menos experientes e mesmo com cavalos debutantes. Entre os primeiros estarão o “Napoleão”, o “Disparate”, o “Beluga”, o “Viriato” e o “Pirata”, ao passo que, entre os segundos, se contarão o “Alquimista”, o “Donatelli” e o “Agora” e também o “Berlin”, um cavalo que estreei no ano passado e que será muito do agrado dos aficionados de Lisboa”.

Completam o cartel desta corrida o cavaleiro João Moura Jr e a rejoneadora francesa Léa Vicens  e os grupos de forcados amadores de Coruche e de Alcochete, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e Vasco Pinto, lidando-se seis bonitos toiros de Santa Maria.