A 5 de Outubro, publicamos uma notícia na qual mencionávamos que a proibição da Tauromaquia na Catalunha era inconstitucional e em breve ia ser avançada a decisão final do tribunal constitucional espanhol.

Hoje a notícia é oficial, o tribunal constitucional espanhol declarou a proibição da Tauromaquia na Catalunha inconstitucional. Durante os últimos 6 anos, o Governo regional proibiu a prática de eventos taurinos na região da Catalunha, em especial em Barcelona. Hoje segundo avança o jornal ABC, o tribunal constitucional espanhol aprovou a inconstitucionalidade desse facto, com 8 votos a favor e 3 contra.

barcelona-20-out-2016

A Tauromaquia é um acto cultural e a cultura está reservada em exclusividade ao Estado, que a fomenta e a protege, segundo o artigo 149.2 da Constituição espanhola. Nenhum governo regional tem legitimidade para alterar p que está na Constituição. Além do mais a Tauromaquia em Espanha foi declarada como património cultural e imaterial (leis de 2013 e de 2015), pelo que merece todo o respeito e deve ser tratada com credibilidade.

Gradualmente, a liberdade cultural em Barcelona vai sendo reposta, apesar dos numerosos ataques que a Festa Brava tem sofrido nos últimos tempos, devido às correntes animalistas e a politicas radicais.

A Monumental de Barcelona, propriedade da família Balañá, está em perfeito estado para a realização de corridas de toiros, por isso, o regresso das corridas de toiros à Catalunha, pode estar para muito em breve, apesar das dificuldades que o governo local vai interpor para impedir a realização das mesmas.

foto: DR e touradas