O Presidente da República de França, François Hollande, salientou a relevância das trocas comerciais bilaterais e, dirigindo-se a António Costa, acrescentou: “Senhor primeiro-ministro, o crescimento económico de Portugal é do interesse da França”.

A afirmação decorreu durante uma cerimónia comemorativa do Dia de Portugal, na Câmara Municipal de Paris, onde estavam perto de 800 convidados portugueses e luso-descendentes para celebrar o 10 de Junho com o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro de Portugal.

O Presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou nesta situação as visões convergentes de Portugal e França, lembrando a enorme comunidade portuguesa que é emigrante no país. “Paris é a segunda capital de Portugal”.

Nesta ocasião quatro os portugueses residentes em Paris (Margarida de Santos Sousa, José Gonçalves, Manuela Gonçalves e Natália Teixeira Syed) foram condecorados com o grau de Dama/Cavaleiro da Ordem da Liberdade pelo auxilio que prestaram a vítimas dos atentados de 13 de Novembro.

foto: agência reuters