Dez anos depois Ricardo Levesinho está de volta à gestão da Palha Blanco, a centenária praça de toiros de Vila Franca de Xira. Em 2018 vão realizar-se 5 corridas de toiros, 4 novilhadas e um espetáculo de Recortadores. O abono vila-franquense contempla, as 5 corridas de toiros e uma novilhada, os restantes espetáculos são extra-abono.

As corridas de toiros vão realizar-se nos dias 6 de Maio (alternativa de David Gomes), 8 de Julho (Colete Encarnado), 30 de Setembro (corrida do 117º aniversário da Palha Blanco), 7 e 9 de Outubro (Feira de Outubro).

As novilhadas realizam-se a 5 de Maio, 30 de Junho, 7 de Julho e 5 de Outubro (incluída no Abono) e contam com a presença de alunos das escolas de toureio de Vila Franca de Xira, Moita, Campo Pequeno, Madrid, Valência, Salamanca, Málaga, Albacete e Badajoz, bem como o triunfador do certame da Asociación Andaluza de Escuelas de Toreo.

Dentro da programação da Tauroleve, prevista para Vila Franca de Xira, está ainda um espetáculo de Recortadores, que vai ter lugar a 29 de Junho, inserido na Semana da Cultura Tauromáquica.

A primeira corrida de toiros realiza-se a 6 de Maio e tem como principal atrativo o fato de ser a alternativa de David Gomes, que vai ter como padrinho António Telles e como testemunha Luís Rouxinol, na lide de um curro de toiros da ganadaria Vale Sorraia, que vão ser pegados pelos forcados de Vila Franca e Coruche.

No dia 8 de Julho realiza-se a tradicional corrida mista inserida nas festividades do Colete Encarnado. As lides equestres vão estar a cargo de Luís Rouxinol e Francisco Palha. As pegas vão ser dos forcados de Vila Franca e nas lides apeadas vão estar os matadores de toiros Pepe Moral e Nuno Casquinha. Nesta tarde lida-se um curro da ganadaria Palha.

A 30 de Setembro, as corridas de toiros voltam à Palha Blanco, para comemorar o 117º aniversário deste emblemático tauródromo. A corrida vai ser mista e para já está certo a presença dos cavaleiros João Moura e João Telles (ambos na versão júnior), dos forcados de Santarém e Vila Franca e ainda de quatro toiros da ganadaria Ribeiro Telles (para as lides a cavalo) e dois de Falé Filipe (para as lides apeadas) e por falar disso, falta ainda conhecer o matador de toiros que vai ocupar esse lugar em aberto no cartel. A Tauroleve garante que vai ser “uma das figuras internacionais que mais se vão destacar no decorrer da temporada”.

As últimas corridas de toiros que se realizam em 2018, em Vila Franca vão ter lugar, nos dias 7 e 9 de Outubro, no decorrer da Feira do Artesanato.

No dia 7, em vez da tradicional corrida mista, vai realizar-se uma corrida à portuguesa em modo concurso de ganadarias. Em praça vão estar exemplares das divisas de António Silva, Passanha, São Torcato, Luís Rocha, Higino Soveral e Silva Herculano. Por conhecer, estão ainda os cavaleiros e os grupos de forcados que vão participar nesta corrida.

Já conhecida é a composição da última corrida de toiros, que se vai realizar em Vila Franca este ano. Vai ser um cartel de luxo, um mano-a-mano entre duas figuras do mundo taurino a nível equestre, o cavaleiro António Telles (que comemora o 35º aniversario da sua alternativa) e o rejoneador Diego Ventura. Vão lidar-se toiros das ganadarias Palha (2), Canas Vigouroux (2) e Romão Tenório (2). As pegas vão estar a cargo do grupo da terra que nesta noite muda de cabo, Vasco Pereira vai suceder a Ricardo Castelo, na liderança dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Os abonos vão estar à venda a partir de 2 de Abril e consistem num desconto de 12,5% sobre os preços de tabela, podendo os mesmos ser pagos até três prestações (Abril, Junho e Agosto).

imagem: DR.