Um Orçamento Participativo é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação.

A implementação do Orçamento Participativo de Portugal (OPP) é um compromisso do programa de Governo e tem como objetivo construir em Portugal um projeto de participação cidadã que aproxime as pessoas da política e que promova maior ligação e integração entre territórios através de projetos de âmbito nacional.

Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros nas áreas da cultura, da ciência, da educação e formação de adultos e da agricultura, no continente, e nas áreas da justiça e da administração interna, nas Regiões Autónomas.

Este ano está em votação o projeto nº365 designado de “Tauromaquia, Património Cultural de Portugal”. Este projeto visa elevar a cultura tauromáquica a Património Cultural Imaterial do nosso país, ao abrigo da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Desse modo a Festa ficará blindada contra todos os ataques que lhe são feitos. Envolve o trabalho de 5 elementos (dois antropólogos, um historiador, um sociólogo e um economista), durante dois anos, que possam:

1. Apoiar os municípios com atividades taurinas nos seus esforços para proceder ao registo das expressões tauromáquicas presentes no seu território no inventário nacional do PCI – Património Cultural Imaterial de Portugal;

2. Promover o levantamento dos elementos de referência cultural tauromáquica presentes em territórios não localizados nos referidos municípios;

3. Reconstruir a componente nacional da cultura tauromáquica, isto é, dos seus elementos que não se reduzem aos territórios municipais, tendo presença e relevância transversal a todo o país.

4. Elaborar conteúdos e reunir a documentação necessária para registar, pelo menos, duas das práticas taurinas em território nacional, no inventário nacional do PCI. O projecto terá a duração de 24 meses e tem um investimento de 200.000,00 €.

A votação é fácil, e pode ser feita via SMS ou online.

1) Votar Online
Clica neste link e vá até à página da votação: https://opp.gov.pt/projetos/todos/365-tauromaquia-patrimonio-cultural-de-portugal

(1) clica em Votar
(2) seleciona Cidadão Nacional
(3) seleciona Cartão Cidadão ou BI
(4) insere o respetivo número de acordo com as instruções
(5) clica em Continuar
(6) clica em Confirmar

2) Votar por SMS gratuito enviando uma mensagem para o 3838

  • Se tens Cartão Cidadão
    No campo da mensagem deves escrever:
    OPP (espaço) 365 (espaço) número cartão com todos os números e letras.
    Ex: OPP 365 123456789ZZ1

 

  • Se tens Bilhete Identidade
    No campo da mensagem deves escrever:
    OPP (espaço) 365 (espaço) número do BI e número à direita num total de 9 números.
    Ex: OPP 365 123456789. Nota: Se o teu número de BI não tem 9 números, já com o número à direita (por ex: 1234567), deves acrescentar zeros à esquerda até perfazer esse número de dígitos. Ex: OPP 365 0001234567

fontes: Protoiro e OPP